O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 396 - Escrito em: 1999-03-24 - Publicado em: 1999-03-29


Os desenhos do Cruz


Leitora irada sobe nas tamancas

Carta postada em 1999-03-16 na agência dos correios da Candelária, endereçada à Redação de O Globo, caderno Informática Etc:

"Sr. Carlos Alberto Teixeira - Cat. Será cat de gato ou cat de cínico, avarento e tarado? Porque e para quê mais machismo na mídia? Seus desenhos são a prova de que o desrespeito pela mulher continua. Seus desenhos dão a impressão de que a Internet é somente usada por homens. O seu público é exclusivamente masculino? Lamentável, Sr. Cat (Small cat)! Sheila Melo -- Centro, RJ."

Pena que esta leitora tão zangada não tenha escrito seu telefone nem seu endereço no envelope. Eu teria ligado ou ido visitá-la pessoalmente para dizer que não é nada disso que ela está pensando. Como pode achar que o público dessa coluna é exclusivamente masculino se sempre "a leitora" é o alvo dos comentários? Não, Sheila Melo, você foi injusta. Quanto aos desenhos, eles não são meus -- quem me dera ter o talento do genial Glauco da Cruz Brandão. As ilustrações são de autoria do Cruz e, cá entre nós, são o xodó dessa coluna C@T. É bem verdade que às vezes ele aparece com umas meninas tão escrachadas que a Tia Cora lhe dá um puxão de orelha e ele volta meio cabisbaixo para a prancheta para colocar um pouco mais de roupa na beldade. Mas o que realmente traz o espírito artístico é o gatinho maluco que sempre está enroscado nas moças. Preste atenção no bichano, Sheila, lá está segredo da coisa. E deixe de lado o mulherio.

O próprio Cruz, camarada calmo e cordato, comentou a carta da Sheila, dizendo: "Alô, Cat! Desculpe a demora em responder essa mensagem. As cartas reclamando me divertem mais que as elogiando. Cínico ou tarado ainda dá pra entender, agora, avarento? Que eu sou um duro, não há a menor dúvida (e não é no sentido bíblico), mas como é que ela me trata assim se nunca me pediu nada emprestado...? De qualquer forma uma crítica procede e é a de que tenho de encontrar atrativos para o público feminino. Claro, deixar de desenhar aquelas mulheres que eu adoro eu não vou, mesmo porque desagradaria ao outro público. Tampouco (e graças a Deus) vou ter que desenhar homens em poses comprometedoras, já que está provado que erotismo masculino mulher não consome (quem consome mesmo são os gays), logo, vou ter que voltar àquele eterno enigma universal: afinal, O QUE QUEREM AS MULHERES?"


Cuidado! Meu amigo Francisco Eduardo Rezende Loureiro <Loureiro@Pobox.Com> recebeu um aviso urgente que veio quicando até ele desde um usuário da Fundação Getúlio Vargas: "Atenção para os que gostam de CD-ROM's vendidos com revistas: Não comprem a revista PC Expert no.6, que vem com o Linux 3.0. Eu comprei, fui instalar uns programinhas e ganhei de brinde um baita vírus chamado W95.CIH.SPACEFILLER, que vai apagar meu HD no próximo dia 26, se eu não eliminá-lo antes, claro... Fujam dessa revista $#@%&#@& (expressão impublicável)." Para maiores informações sobre este tenebroso virus: http://sod.net/cih/w32spx.htm.

Importante: Ficou comprovado mais tarde que o referido CD-ROM não tem virus algum.
Vide
retratação publicada em 1999-04-19.


Sair pesquisando para escrever para vocês não é coisa fácil nem rápida. Exige muita navegação a esmo pelos meandros da Web e, nesse afã, encontra-se muito site vagabundo. Por sorte, tem dias que parece que um guia invisível vai levando a gente apenas para os sites mais interessantes e nessa brincadeira a coleção de bookmarks aumenta sensivelmente. Numa dessas tardes afortunadas fui parar num site sobre infecções causadas por fungos e me deu um estalo que gostaria de compartilhar com você. Suponha que a leitora tenha uma tia que sofra com coagulação excessiva do sangue. Ela precisaria tratar do sistema sangüíneo ou circulatório, não é? A ciência que estuda o sangue é a hematologia, mas nem por isso ela iria ao médico tratar do sistema hematológico, pois dizer isso seria uma besteira sem tamanho. Pense agora a leitora se seu chefe no escritório tivesse asma crônica. Você diria que ele tem problemas no sistema respiratório ou no sistema pneumológico? Respiratório, é claro. Agora, imagine que seu filhinho foi jogar bola e torceu o pé. Vai levá-lo para cuidar do sistema traumatológico ou do sistema ósseo? E por ai vamos, acho que meu ponto já está claro. Nesses tempos em que o medo da AIDS atormenta a humanidade, acho que o Brasil é um dos poucos lugares em que se diz que este é um mal que afeta o sistema imunológico. Hematologia, pneumologia, traumatologia e imunologia são especialdades médicas. Os sistemas de que elas se ocupam são, respectivamente, os sistemas sangüíneo, respiratório, ósseo e imune, leitora. Não gostou? Escolha então entre sistema imune, imunizante, imunizador, mas nunca sistema imunológico, ok? Agora só precisamos avisar o resto do pessoal. Será que a gente consegue?


[ Voltar ]