O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

O boneco cinemático

Artigo: 524

Figura humana simulada online tem movimentos programáveis

Publicado em:  2001-11-12
Escrito em:  2001-11-06

 

Mais ou menos na mesma linha do Sodaplay, mencionado aqui em 2001-07-02, surgiu das profundezas da web o IK PUPPET versão 1.0, um experimento em cinemática frontal e reversa. Ao contrário do Sodaplay, em que se manipulava massas, molas e músculos para construir uma estrutura geométrica comandada por regras dinâmicas próprias, o IK PUPPET (IK = inverse kinematics e puppet = boneco) toma por base as características e restrições mecânicas e elásticas que definem as articulações ósseas dum corpo humano comum.

Logo que se chama a página, aparece uma tela preta com um sujeito meio molenga de perfil, como se fosse visto numa radioscopia, ou seja, com os ossos aparecendo. A modalidade de exibição pode ser controlada com os três botões "display": (1) é pele, (2) é osso e (3) são só os pontos vermelhos que indicam as articulações de controle.

Há três ações podem ser tomadas na parte de baixo da tela principal. A primeira dela é "drag limbs" (arrastar membros), que permite a translação das articulações, clicando nos pontos vermelhos que identificam as mesmas. No modo drag, os círculos superiores com um "+" dentro representam, da esquerda para a direita: pé esquerdo, quadril, pé direito, ombro, mão esquerda e mão direita. Clicando em cada círculo, e mantendo o mouse clicado, é aplicada uma tensão maior ou menor nos elásticos de cada articulação. É possível também alterar o local dos círculos, movendo-os para qualquer ponto da tela, não necessariamente sobre a linha pontilhada horizontal. Cada mudança dessas determinará um comportamento diferente do boneco, quando se passar à ação descrita a seguir.

A segunda ação no menu inferior é "walk" (andar). Dependendo do ponto e da velocidade com que se clica lá em cima no controle "drag", ele irá ficar oscilando com diferentes velocidades sobre a linha pontilhada de um lado para o outro, fazendo com que o boneco ande acompanhando o controle. No painel "walk designer" são oferecidos seis controles para manipular o comportamento do boneco caminhando. Vá os experimentando com a figura humana em movimento, para que possa entender a atuação de cada controle. A ação "duo" faz surgir um segundo boneco na tela e ficam lá os dois caminhando de forma independente. O botão "display constraints" exibe os eixos da figura. Cabe a você testar as inúmeras possibilidades e explorar o gingado do boneco andante. É bastante divertido. Dependendo da sua ousadia, é possível elaborar configurações tão extremas que o boneco acaba se desmembrando. Num caso assim, a solução é acionar o "refresh" do browser de modo que seja carregado o programa do zero.

Em tempo, o IKP requer o Macromedia Flash Player (219kB). Foi produzido por Andries Odendaal, da empresa sul-africana Wireframe Studio. Andries participou há pouco mais de uma semana do evento Flashforward2001 em Amsterdam, na Holanda -- o maior evento Flash do mundo. É considerado um mestre no ramo, tendo se formado em impressão e escultura nos anos 90. Em 1998, foi contratado pela Wireframe, cujo site surpreende pela sua interface pouco usual mas bem intuitiva. Seu projeto gráfico é limpo, direto e horizontal. Veja a idéia genial das pastinhas que se abrem e cospem seu conteúdo para cima com uma oscilação bem realista. Conheça também os seis ensaios já prontos: um helicóide em movimento, uma rotação tridimensional, um tabuleiro com bolas quicantes, um estúdio 3D interativo, um estudo de colisões e, por último o melhor: a graciosa simulação do comportamento de uma multidão de autômatos andantes educadíssimos que nunca se esbarram e que pulam agradecidos quando se lhes toca com o cursor o solo em que pisam.

Fica valendo a mesma advertência referente ao Sodaplay: o grande perigo do IKP é que se torne um vício, contaminando seu chefe, seus colegas em todo o escritório, comprometendo a produtividade de sua empresa e sugando também todo seu tempo livre em casa. Portanto, use-o com moderação. Meu agradecimento especial ao amigo Fernando Villela que me deu a dica do IKP.


MUITO IMPORTANTE

Depois da coluna da semana passada, recebi muito email agradecendo pelo esclarecimento, mas alertando para o fato de que as recomendações ao final do hoax estão valendo. Estão certíssimos. Pode não haver a tal EasyDate, mas muitas outras drogas existem e oferecem perigo a quem perambula pela night. Não deixe seu copo de bobeira e não aceite bebida nem comida de gente desconhecida. Um descuido e você dança bonitinho.

Em 2002-08-11, o leitor Carlos Sárria indicou um link que dá informações sobre o Flunitrazepam, uma droga real com efeitos semelhantes aos atribuídos à do hoax EasyDate.

Em 2003-03-30 saiu na Isto É uma matéria sobre a droga GHB, ácido gama-hidroxi-butírico, ou ecstasy líquido, que tem efeito similar sobre o organismo.


Os links da coluna de hoje são os seguintes:

* IK PUPPET v1.0
http://www.vectorlounge.com/04_amsterdam/jam/wireframe.html

* Sodaplay
http://sodaplay.com

* Coluna C@T de 2001-07-02 sobre o Sodaplay
http://catalisando.com/infoetc/505.htm

* Wireframe Studio
http://www.wireframe.co.za/

*Andries Odendaal
andries@wireframe.co.za

* Flashforward2001
http://www.flashforward2001.com

* Sites especializados em design
http://www.digitalthread.com/designhaus/best2.html

* Fernando Villela
Fervil@Pobox.Com

* Coluna C@T de 2001-11-05 sobre o hoax da droga EasyDate
http://catalisando.com/infoetc/523.htm

* Drogas mais conhecidas, página do DEA (Drug Enforcement Administration)
http://www.dea.gov/concern/concern.htm

* Macromedia Flash Player, onde pegá-lo (grátis)
http://www.macromedia.com/downloads/

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind