|
Monitores especiais |
|
Artigo: | 585 |
Quando a especialização é uma ótima sacada |
Publicado em: | 2004-01-19 | |
Escrito em: | 2004-01-15 |
Em 1994 tive meu primeiro contato com o maior especialista em reparo de monitores de vídeo do Brasil, o Portilho <www.videomonitor.com.br>. Na época, escrevi sobre ele e seu trabalho aqui na coluna. Desde então já mandei consertar vários monitores lá com ele e indiquei-o para uma penca de conhecidos, todos satisfeitíssimos com os resultados, a seriedade e o preço do Portilho.
Nos últimos três anos, em paralelo ao atendimento de monitores de computadores e de equipamentos de estações de TV, Portilho vem se dedicando a mais um filão: monitores de vídeo de equipamentos médicos. Com a crescente participação da informática na Medicina, os métodos não-invasivos de diagnóstico por imagens vêm assumindo importância cada vez maior. Hoje em dia, além dos hospitais, quase toda pequena clínica especializada tem seu próprio equipamento: tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, vídeo-endoscopia, radiologia convencional, laparoscopia, angiografia, litotripsia, ultra-sonografia, gastroscopia, análise espectral, atlas anatômicos digitais, microscopia e tele-cirurgia, entre outros. Pois bem, o Portilho se tornou a salvação dos usuários deste tipo de hardware, especialmente em clínicas cujos contratos de manutenção não incluem peças de reposição. Com o exercício desta nova atividade, Portilho assimilou extensa cultura na área e domina muitos dos princípios e teorias de funcionamento dessas engenhocas, bem como as tecnologias envolvidas. Conheço pessoalmente o camarada e ponho a mão no fogo pela honestidade e competência do homem. E o melhor: não nos arranca os olhos da cara -- o preço é justo. E ele faz a cirurgia no aparelho ali mesmo, no ato, na sua frente. Se a leitora é médica ou conhece dono de clínica, pode indicá-lo sem medo que é tiro certo. Seja qual for a máquina, se ela tem monitor de vídeo e ele bichou, leva prá Ilha.
Desde maio de 2000 vem rolando a disputa FWA (Favourite Website Awards) , em que são apontados os melhores sites contendo material em Flash e Shockwave. Com base num conjunto rígido de critérios, a turma de lá pega cada site indicado e faz uma avaliação inicial. Em seguida, os sites são qualificados e recebem uma pontuação entre zero e 100. Só vão para a final os que tiverem 90 pontos ou mais. Quatro semanas após a inscrição é notificado cada site finalista que, depois, concorre também a SOTM (site of the month = melhor do mês) e SOTY (site of the year = melhor do ano). Não valem sites clonados nem feitos usando templates. Estão fora também temas de pornografia, violência, ódio e qualquer página que promova spam, pirateação, cracks e infrações da lei. O FWA publica uma newsletter online mensal, mas ela está fora do ar no momento, pois eles estão totalmente focados na reestruturação do site, para a qual estão em busca de patrocinador.
Entre mais de 19.300 sites indicados e 12 finalistas, o SOTY de 2003, segundo 12 jurados, foi o do Road Runner, o provedor de internet de alta-velocidade a cabo da Time Warner. Há também o prêmio do júri popular que, em 2003, contemplou o site Johnny Hollow. Para esta disputa qualquer um de nós internautas pode votar, escolhendo entre um dos 365 SOTD (site of the day = melhor do dia). Aliás, visitando o Johnny Hollow, confirma-se o dito de que a voz do povo é a voz de deus. O site simplesmente arrebenta. Atenção ao efeito estéreo no som e olho vivo nas peripécias da joaninha...
A febre dos palmtops já está produzindo seres mutantes. Usuários fanáticos abandonaram a canetinha própria para escrever na tela e deixaram crescer a unha do indicador, cortando-a de modo a formar uma ponta bem longa. Pegam o Palm e escrevem com a unha mesmo, numa agilidade quase inacreditável. Ninguém me contou: eu ví, é amigo meu, não é maluco, mas eu não ousaria revelar o nome do cidadão.
Depois das férias, voltei a alimentar o Catalisando, um blog de notícias sobre o universo e tudo que o circunda, novamente a todo vapor no site oficial do Blog dos Colunistas do Globo On Line e na versão espelho, que é patrocinada pelo provedor Inside <www.iis.com.br>.
Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20040119.htm
[ Voltar para o índice de 2003 ]
[ O
Globo | Informática Etc.
| coluna
mais recente | enviar email |
página
pessoal C@T | assinar
lista InfoEtc | assinar
GoldenList do C@T ]