HostNet -- nesse provedor eu confio.

O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira

Globo Online, onde você fica sabendo das coisas.

Artigo: 606 / Publicação: 2004-11-08

REPAROS NO TELHADO

"A melhor ocasião para consertar o telhado é quando o sol está brilhando" – frase de John Kennedy citada por Don Glickman, presidente da MPAA (Motion Picture Association of América) ao anunciar a primeira leva de processos judiciais contra acusados de compartilhar filmes com copyright pela internet. Segundo a entidade, o intercâmbio de músicas MP3 pela rede, ferindo os direitos autorais, causou grandes danos à indústria musical. Na indústria de filmes, o prejuízo ainda não chegou nem perto. Mas para prevenir, optaram por mandar brasa logo na luta contra a pirataria.

De fato, quem passeia pelo KaZaA, eMule ou Suprnova tem que usar babador diante das surpreendentes novidades, filmes novinhos em folha prontos para download, às vezes mesmo antes do lançamento oficial. São criaturas que, ou têm contatos no submundo dos estúdios de Hollywood, ou dão um jeito de entrar com câmeras de vídeo pequenas e escondidas nas sessões de pré-estréia e, finda a apresentação, vão direto pra máquina compactar o vídeo, queimá-lo em CD ou DVD e vender na rua a preço de banana. Os primeiros que compram, dependendo do espírito, digamos, comunitário, ripam o CD e entregam na rede aos quatro ventos. Num site desses de intercâmbio, eufemismo para pirataria, os filmes são arquivões gigantes, de 700 Megas a 1,5 Gigas. Mas com banda larga a turma não está nem aí. Deixam a máquina chupando por três ou quatro dias direto e terminam com o filme prontinho para assistir em casa.

A MPAA planeja processar ainda este mês cerca de 200 usuários que oferecem filmes para download. A devassa começará na semana que vem, dia 16. Quem serão os escolhidos? Sei lá. Mas certamente a simples notícia deverá travar bastante as ofertas durante as semanas vindouras. Os processos legais não têm ainda como identificar univocamente os acusados e sim apenas suas contas de acesso internet, que por sua vez levarão aos agadês (HDs = discos rígidos) dos elementos. Através de mandados de busca, aí sim, será possível interceder junto aos provedores para descobrir quem são os indivíduos por trás do tráfico de material copyrightado.

Nessa luta antipirataria, a MPAA promoverá também uma campanha educativa sobre direitos autoriais, algo assim tipo "é proibido roubar". Além disso já estão correndo atrás de maneiras fáceis e baratas de oferecer ao consumidor opções de como comprar e alugar filmes online. Iniciativas como CinemaNow, MovieBeam e Movielink, que exemplificam essas formas alternativas de vender conteúdo online, não estão dando lá muito certo. Ou seja, pondo em pratos limpos, estavam (como sempre) cobrando um preço alto demais e, quando a rapaziada arranjou um jeito de burlar o sistema e o castelo começou a cair, eles puseram o galho dentro e não têm agora outra saída senão segurar a ganância e aliviar o bolso do consumidor. Há quem acredite, porém, que tudo isso não vai adiantar nada. Uma vez iniciado o furor downloadeano das massas, a coisa já virou uma bola de neve e sempre haverá um fuçador mais esperto arranjando jeitos criativos de perpetuar a incurável febre do tráfico de material digital pela internet.


Sábado próximo, dia 13, vai acontecer o 3º Encontro Casemodder do Rio de Janeiro. Pra quem não se lembra, casemod é a arte de modificar gabinetes de PC, aqueles usualmente cinzentos, enfadonhos e sem graça. Vem do inglês "CASE MODification". O evento será no Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo nº 20, das 10 às 17h00. A leitura perguntará porque escolheram o sábado dum feriadão. Mas foi tudo bem pensado. A idéia é atrair também a comunidade casemod de Sampa. Nos salões Ouro e Prata do hotel haverá o concurso de gabinetes, que abrangerá três categorias. No salão Bronze haverá palestras sobre evolução do casemod, montagem, refrigeração e overclock. Os palestrantes serão Anderson Costa e o meu amigo Paulo Couto, entre outros. O encontro é promovido pela RJ CaseMod.


Aproveitando o tema da coluna passada "Avatares e seus criadores", em que abordei os MMORPG's (Massively Multi-player Online Role-Playing Games), começa amanhã e vai até sexta-feira, dia 12, a Semana de Games da Universidade Federal Fluminense no Campus do Gragoatá, Praça de São Domingos, s/n, Niterói. Uma das sete palestras será justamente sobre desenvolvimento de MMORPG's, ministrada por Fabio Vinicius Binder, criador e coordenador do curso de desenvolvimento de jogos do Unicenp, em Curitiba. Haverá também a mostra de jogos Arcade, RPG e 3D desenvolvidos por alunos da UFF e uma mesa redonda sobre o mercado de jogos no Brasil. O evento contará com a participação de ilustres convidados, como Alex Salgado (UFF), Bruce Barrera (UFRJ), meu estimado preceptor Bruno Feijó (PUC-Rio), Esteban Clua (PUC-Rio), Fábio Policarpo (Paralelo Computação), Fábio Binder (Unicenp), Gilliard Lopes (ICAD/Igames), Marcelo Tavares (Mac Brasil), Paulo Mattos (Olympya) e Rodrigo Silveira (bluedot Studios). Mas atenção, mesmo sendo gratuito o lance, é preciso se inscrever antes, por email. Faça-o agora mesmo. Maiores informações no site do evento, no link "Inscrição".


E na quarta-feira, dia 10, haverá o debate "VoIP: Estamos preparados?". Em tempo, "VoIP" é voz-sobre-IP, ou seja, telefonia via internet. Será às 10h00 no Auditório do NCE, no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) na Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Tel: 2598-3202. Presenças de Cristina De Luca, Fernando Badô e Paulo Aguiar. Também gratuito, duração estimada 2 horas e meia. Semana cheia, hein!

[ Voltar para índice 2004 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind