HostNet -- nesse provedor eu confio.

O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira

Globo Online, onde você fica sabendo das coisas.

Artigo: 623 / Publicação: 2005-07-04

CORRENDO MAIS DO QUE OS FALSÁRIOS

Ilustração: Cruz, mestre dos mestres.

Clique na ilustração
para ampliá-la

Há quase um ano, escrevi aqui na coluna sobre a iniciativa de se adotar passaportes eletrônicos, obviamente primeiro em países do primeiro mundo, e depois no resto do planeta. Com relação às avançadas medidas de segurança embutidas no novo documento, arrisquei-me a emitir um comentário venenoso ao final do texto: "Mesmo com tudo isso, certamente, muito antes do que se pensa, vai aparecer um maluco que vai conseguir burlar toda essa papagaiada."

Pois bem, o Serviço de Passaportes do Reino Unido (UKPS) planeja emitir os primeiros "ePassports" experimentais até o final de setembro de 2005. Até abril de 2006, pretendem passar a emitir apenas os novos passaportes, interrompendo a emissão dos convencionais. No entanto, o próprio diretor do UKPS já avisou recentemente que a tecnologia biométrica por trás dos e-passportes precisará ser atualizada mais de uma vez a cada dez anos, de modo a se manter um passo adiante das quadrilhas de falsários. Como se sabe, os novos documentos conterão um chip RFID contendo dados biométricos para reconhecimento facial. Este chip não precisará de contato físico para ser lido, bastando apenas que passe perto de um sensor especial.

A adoção meio que apressada dos passaportes eletrônicos é resultado da pressão exercida pelos Estados Unidos sobre os países com que firmou acordos "Visa Waiver", que garantem validade mútua de vistos de entrada. O prazo anteriormente estabelecido para adoção dos e-passaportes estourou solenemente. Os mais céticos crêem que os novos prazos recentemente estabelecidos também vão estourar. O plano é que, a partir de 2008, sejam embutidos outros dados biométricos no documento, tais como configuração de íris e impressão digital em formato bitmap.

Em entrevista ao Financial Times, Bernard Herdan, executivo-chefe do UKPS disse que não se surpreenderia se, daqui a dez anos, recebesse a notícia de que e-passaportes magistralmente falsificados estivessem sendo produzidos em massa em locais remotos como Bangkok, na Tailândia. Segundo ele, a solução proativa será ir modificando periodicamente o design do e-passaporte, o que naturalmente irá onerar bastante o processo de produção. Especialistas já estão considerando que o período de validade dos dados biométricos contidos em um passaporte eletrônico dificilmente poderá ser maior do que cinco anos.

É uma discussão que ainda vai dar muito pano para manga e, até que chegue aqui ao nosso Brasilzinho, ainda demora.


Para a leitora que gosta de acompanhar o trabalho extra-Globo de parte de nossa equipe aqui do Caderninho, convido-a a visitar dois sites que merecem sua atenção. O primeiro deles é o Fórum PCs, já no ar há mais de 3 anos e com mais de 380 mil visitantes por mês. O timaço de colunistas é de tirar o fôlego: B. Piropo, Abel Alves, Paulo Couto, Flavio Xandó, José Ramalho, Julio Preuss, Laércio Vasconcelos, Marcelo Nóbrega e até eu estou nessa. Conta também com uma equipe super afiada e atenta de moderadores altamente capacitados. É o lugar ideal para saber das últimas, para tirar dúvidas e para participar de acaloradas discussões teóricas, práticas, técnicas e até filosóficas. O outro site é ainda iniciante, o da PromoInfo, cujos shoppings de informática, há dez anos em atividade, já viraram referência aqui no Rio em termos de qualidade, variedade e bons preços. No site, B. Piropo escreve a coluna "Como Funciona", nosso ilustre André Machado é responsável pela coluna "Tecnologia" e este C@T que ora lhe escreve assina a coluna "Novidades". Tem também o programa PromoInfo TV, que vai ao ar todo sábado das 10h00 às 10h30 pela TV aberta, na Record Rio, apresentando entrevistas, reportagens, promoções e comentários. Se leitora dormir demais e não se lembrar de gravar no vídeocassete, pode ir ao site e baixar o vídeo de qualquer edição do programa.


Cena 1: Almoçando num restaurante a quilo lá no Centro, nesses em que sentam desconhecidos à mesma mesa, puxo conversa com uma senhora. O assunto entra na informática e ela me diz que é cobra no assunto e que sua máquina em casa é poderosa:

"Meu filho, só pra você ter uma idéia, o meu megabyte tem 40 gibas."


Cena 2: Aqui no prédio onde moro, uma outra senhora me viu em algum programa falando sobre internet e me interpelou:

"Ah, eu vi o senhor na TV. Me tira uma dúvida? Onde é que eu compro essa internet mangalarga?"


Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20050704.htm.

[ Voltar para índice 2005 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind