O FENÔMENO LILI.COM

Por Carlos Alberto Teixeira

[Temos novidades sobre o assunto. Clique aqui ]

No final de fevereiro de 2007 ganhou fama aqui no Brasil o site Lili.com. Gravei um programa inteiro sobre este misterioso site na minha coluna Byte WTN, não perca:

   http://wtn.com.br/index.php?id=212

Através do Lili.com era posível encontrar nome, endereço e telefone de quase todo mundo no Brasil, até de quem tinha solicitado não figurar na lista. Como eles obtiveram este cadastro completo, isso é coisa para outra discussão.

Além disso, qualquer internauta poderia deletar as informações de si mesmo e de qualquer pessoa cadastrada, sendo que, para isso, precisava informar um endereço válido de correio eletrônico. Em seguida receberia uma confirmação via email e assim o registro da tal pessoa seria eliminado. O mesmo se dava com a inclusão de um novo assinante no cadastro, ou seja, exigia confirmação.

O frenesi entre os internautas foi grande, com todos se apressando em apagar seus próprios registros, bem como os de amigos, familiares e conhecidos. Obviamente, o ideal seria um usuário não fornecer seu email principal ao site, mas sim um temporário, descartável, como os obtidos gratuitamente via mailnull.com, mailinator.com ou 10minutemail.com.

O lamentável nisso tudo foi a falta de cuidado com informações sigilosas de pessoas que tiveram sua privacidade devassada. Nesses tempos de seqüestros e assaltos planejados, os responsáveis pela Lili.com merecem ser denunciados, julgados e responsabilizados por seus atos.

Mas, sintomaticamente, o site entrou em "manutenção preventiva" há alguns dias. O prazo de 48 horas que deram já expirou.

Qualquer internauta com um mínimo de vivência na rede poderia iniciar uma investigação acerca do site, usando para isto informações que estão disponíveis publicamente na web. O primeiro passo seria analisar o domínio Lili.com:

Registrant:

Pierre-Alexandre Losson

34, Rue Charles Lemaire

Brussels, BR 1160

BE

003226602821

Domain Name: LILI.COM

Administrative Contact:

Losson, Pierre-Alexandre [email protected]

34, Rue Charles Lemaire

Brussels, BR 1160

BE

003226602821

Technical Contact:

Losson, Pierre-Alexandre [email protected]

34, Rue Charles Lemaire

Brussels, BR 1160

BE

003226602821

Record last updated 12-08-2006 02:35:30 AM

Record expires on 10-13-2008

Record created on 07-11-1998

Domain servers in listed order:

NS1.DREAMHOST.COM 66.33.206.206

NS2.DREAMHOST.COM 66.201.54.66

NS3.DREAMHOST.COM 66.33.216.216

Analisando estes dados, temos que o domínio foi criado em julho de 1998, e foi atualizado em dezembro de 2006. O registro vai expirar no dia 13 de outubro de 2008, e foi feito em nome de Pierre-Alexandre Losson, de Bruxelas, na Bélgica. E agora que vem o mais interessante: o email do cara é [email protected]. É... google.com. Só quem é de dentro da casa tem um email assim.

De janeiro a maio de 2006, Pierre-Alexandre escreveu um blog sobre desenvolvimento de sistemas no endereço http://www.telio.be/blog. Trata-se de um habilidoso desenvolvedor de software, bamba em Java, Perl, Ajax e Web 2.0. Pelos posts dele, parece um camarada simpático, e que oferecia código inovador de graça aos freqüentadores do pedaço. Este foi o segundo blog dele, o primeiro aparentemente foi o http://simpy.com/user/plosson, contendo uma notável coleção de hiperlinks para sites assaz interessantes, dentre eles um mapa cognitivo de teste mostrando o organograma da Google Incorporated.

O blog está parado, mas a empresa que o abriga, a Telio.be, é uma firma belga especializada em gestão de crises em TI, gerenciamento de documentos e treinamento. O dono e diretor é Pierre-Alexandre Losson. E aí temos o significado do email dele, [email protected] -- P.A.L. + Telio.

Uma das poucas fotos de Pierre na web fica no site da LibertyTV, que registra uma entrevista dada por ele em 9 de julho de 2003 em que o tema era "sites de anúncios". Neste programa, P.A.L. declara que fundou em junho de 2000 um site belga que existe até hoje: www.Lili.be e cujo aparente objetivo é oferecer um serviço gratuito, no caso, classificados: imóveis, empregos, veículos, informática, eventos, encontros, esporte e lazer, serviços e promoções. No entanto, na verdade, a meta verdadeira, declarada pelo próprio P.A.L., é analisar o comportamento dos usuários.

Na época, o site abrigava 5.000 anúncios, com 60 inclusões e 900 visitantes diários. Mais adiante, na mesma entrevista, ele menciona um site anterior, o www.Lili.com, que havia criado no Brasil, gerenciado pela empresa dele, a Telio.be, com tecnologia desenvolvida na Bélgica.

Muitos blogueiros brasileiros já se indignaram com o fenômeno Lili.com, um deles tendo chamado o P.A.L. de "francês fedido" e por aí vai.

O criador do Lili.com certamente levou em conta as questões de privacidade, mas passou longe, muito longe de dar a elas a devida importância. Por permitir inclusão e exclusão de qualquer registro, por qualquer pessoa, simplesmente mediante o fornecimento de um endereço válido de email, era de se esperar um certo caos.

Certamente sabedor do possível espírito de porco de alguns visitantes, o P.A.L. pôs no site advertências claras quanto ao usuário não adicionar ou excluir dados, caso este gesto pudesse prejudicar alguém. Convenhamos, totalmente vago e inócuo este aviso. É mais ou menos como deixar cair um colar de brilhantes no chão de uma rua movimentada numa grande metrópole e amarrar nele uma etiqueta dizendo "Proibido roubar".

A página de consultas do site eles tiraram do ar, mas deixaram todo o resto online. E o texto deles dá algumas pistas. Em primeiro lugar, ele nos ensina que o certo é A Lili.com, e não O Lili.com. Fora isso, os cadastros que o site chupou aparentemente só continham nome, endereço, DDD, telefone e estado. Mas quando ele oferece a opção de inclusão, há o campo "município". Ou seja, talvez queira enriquecer um pouco o cadastro. E o mais interessante é que, talvez diante do clamor popular, apesar de estar desativado o módulo de consultas, ainda é possível inserir normalmente novos registros. Tem até um movimento rolando por aí pra detonar a Lili.com, enchendo o banco de dados de lixo.

Consta no site que a maior parte das informações contidas nos arquivos da Lili.com provém de listas que se encontram em domínio público. Só que o cadastro incluía os assinantes que optaram por não figurar na lista telefônica oficial.

O site não se responsabiliza por absolutamente nada e ainda ameaça informando que os emails e os IPs usados na confirmação serão guardados por 5 anos e não serão divulgados ao público mas, em caso de uso incorreto do site, poderão ser transmitidas às autoridades competentes.

Resta saber quem é que abrirá uma denúncia contra o site junto às autoridades competentes pela exposição irresponsável de dados privativos de assinantes à sua revelia.

Continuando na análise do texto remanescente do site, as listas e as informações da Lili.com supostamente não seriam vendidas nem comercializadas. E eles declaram que não se responsabilizam pela veracidade das informações contidas nesse site, assim como não têm condições de verificar a autenticidade de cada inscrição feita por particulares.

O texto do site inteiro é repleto de erros básicos de português, alguns primários, tais como grafar "asterístico", em vez de asterisco. Em alguns trechos, parece que o texto foi traduzido. Em dado ponto, são dados exemplos de nomes para pesquisar: Dellicourt, Devillenfagne, Deville, Devillage... nomes tipicamente belgas.

No dia 8 de março, às 23h00, enviei ao P.A.L. o seguinte email solicitando entrevista:

Dear Mr. Pierre-Alexandre Losson, greetings from Copacabana, Rio, Brazil.

I'm a tech journalist and ask your kind permission to interview you via phone, videophone, or email, concerning the now famous and intriguing site www.lili.com

Would you grant me this valuable opportunity?

Looking forward to a positive reply,

Best regards.

- c.a.t.

Não recebi resposta. Mas também não recebi mensagem de erro, que indicaria que o email estaria errado.

Diante do silêncio, prossegui nas investigações. Analisando a história do domínio Lili.com, em 96 ele foi criado para hospedar o site de uma imobiliária de Vancouver, no Canadá, cujos donos eram David e Grace Li, daí o Lili. Em março de 2000, aí sim, já nas mãos do P.A.L. surgiu um Lili.com em português idêntico ao atual Lili.be, um site de classificados grátis.

Em janeiro de 2002, o site mudou, se tornando a página de uma empresa de desenvolvimento e manutenção de software, chamada The Leaf, em Bruxelas, no mesmo endereço da atual Telio.be, provavelmente do mesmo dono, o nosso querido P.A.L., a quem já solicitei entrevista por email, e ele não respondeu.

Em 4 de junho do mesmo ano, consta no webarchive.org mais uma pista fundamental para desvendar o caso. Nesta data, o site apontou para telelista.com e telelista.com.br, sim isso mesmo, uma lista telefônica de diversos países. Curiosamente, até o momento em que escrevo este post, se você digitar aí agora www.telelista.com.br (telelista no singular), vai cair direto no site do Google. Sugestivo, não?

Consultando o registro.br para este site, descobre-se o seguinte:

domínio: telelista.com.br

entidade: Midia & Diversão Editora Ltda

documento: 002.681.147/0001-10

responsável: Patrick de Visscher

endereço: R. Alvorada, 295, Vl. Olimpi

endereço: 04550-001 - São Paulo - SP

país: BR

telefone: (011) 866-0383 []

ID entidade: PAV22

ID admin: PAV22

ID técnico: PAV22

ID cobrança: PAV22

servidor DNS: ns1.dreamhost.com

status DNS: 11/03/2007 AA

último AA: 11/03/2007

servidor DNS: ns2.dreamhost.com

status DNS: 11/03/2007 AA

último AA: 11/03/2007

criado: 01/07/1999 #174224

expiração: 01/07/2007

alterado: 29/06/2006

status: publicado

ID: PAV22

nome: Patrick de Visscher

e-mail: [email protected]

criado: 01/07/1999

alterado: 08/11/2004

Não é de surpreender que Patrick de Visscher seja um nome belga. Nota-se também que o DNS é o mesmo da Lili.com, ou seja, o dreamhost.com.

Imediatamente, dia 9 de março de 2007, às 9h51, solicitei ao Patrick uma entrevista nos seguintes termos:

Assunto: << Lili.com -- solicito entrevista >>

Salve, Patrick. Sou colunista de O Globo. Dar-me-ia uma exclusiva? Já procurei o Losson mas ele não me retornou. Quero fechar o artigo hoje. Tá saindo uma bela matéria, fascinante! Vou dar uma saída agora para gravar um programa mas à tarde estarei de volta. Meus telefones são [...] Um abraço.

Oito minutos depois, ele me enviou a seguinte resposta:

oi

ja ouvi falar de lili.com

não e meu, ja usei este site parece bom...

porem meu dominio e lili.com.br que não e o mesmo

como telelista.com.br que tambem e meu

os outros são norte americano nem sei em que estado eles se encontram

abraço

patrick

Ah, que ótimo. Quer dizer que ele "já ouviu falar de lili.com", muito bem. Pois, eu digo, não só ouviu falar, como sabe perfeitamente do que se trata. Vejamos o que diz o Whois para o site belga www.lili.be:

Domain Name lili.be

Status REGISTERED

Registered May 18, 2000

Last update August 29, 2006 10:00 AM

Licensee

Name: Lili Ramirez

Organisation: Olimpia Decorações Ltda

Language French

Address:

R. Santa Justina, 514

04545-042 São Paulo

Brazil

Phone: +55.118660383

Email: [email protected]

Agent technical contacts

Name: Register.be Technical Support

Organisation: Register.be

Language: English

Address:

Rue de Verdunstraat, 742

1130 Brussels

Belgium

Phone: +32.22473700

Fax: +32.22473701

Email: [email protected]

Agent

Organisation e-Zone NV/SA

Website www.e-zone.net

Nameservers

ns1.easydns.com

ns2.easydns.com

remote1.easydns.com

remote2.easydns.com

Ou seja, o Lili.be, site do P.A.L., foi registrado no mesmo endereço que o telelista.com.br, site do Patrick, que mora em São Paulo. Alegar deconhecimento do caso é no mínimo pueril da parte do Patrick. E mais, revelou-se a origem do nome do site: Lili Ramirez.

Patrick ainda fez o favor de revelar algo que eu não sabia: que é dono do site Lili.com.br, que consta no registro.br como:

domínio: lili.com.br

entidade: Olimpia Decorações Ltda

documento: 000.782.270/0001-00

responsável: Patrick de Visscher

endereço: R. Santa Justina, 514,

endereço: 04545-042 - São Paulo - SP

país: BR

telefone: (011) 866-0383 []

ID entidade: BNL4

ID admin: PAV22

ID técnico: PAV22

ID cobrança: PAV23

servidor DNS: ns1.dreamhost.com

status DNS: 10/03/2007 AA

último AA: 10/03/2007

servidor DNS: ns2.dreamhost.com

status DNS: 10/03/2007 AA

último AA: 10/03/2007

criado: 08/07/1999 #176190

expiração: 08/07/2007

alterado: 06/07/2006

status: publicado

ID: BNL4

nome: Braslink - Administração de domínios

e-mail: [email protected]

criado: 20/04/1999

alterado: 23/03/2004

ID: PAV22

nome: Patrick de Visscher

e-mail: [email protected]

criado: 01/07/1999

alterado: 08/11/2004

ID: PAV23

nome: Patrick de Visscher

e-mail: [email protected]

criado: 08/07/1999

alterado: 08/07/1999

Ora, ora, um email "ibm.net", muito bom. Mas não necessariamente é da casa.

Analisando o histórico do Lili.com.br, temos que em 18 de agosto de 2000, o site era uma cópia do belga Lili.be. Mas em 30 de abril de 2005, tinha informações sobre a Telio.be, a firma do P.A.L. Ou seja, está mais uma vez provado o vínculo entre Pierre-Alexandre Losson e Patrick de Visscher.

Diante da resposta sonsa do Patrick, devolvi mais um email mostrando parte destas claras evidências, com cópia para o P.A.L. Para minha surpresa, o email [email protected], que não tinha retornado antes nenhuma mensagem de erro, devolveu-me o seguinte:

Delivery to the following recipient failed permanently:

[email protected]

Technical details of permanent failure:

PERM_FAILURE: SMTP Error (state 9): 553 5.5.3 <[email protected]>... Invalid

Ou seja, entre as duas mensagens, ele desativou seu email na Google Inc. Para que não ficasse em branco, reenviei o mesmo email insistente para seus outros endereços: [email protected] e [email protected], que não geraram erro algum de envio.

Vamos esperar que alguém consiga fazer contato e extrair a verdade de Pierre-Alexandre Losson e/ou de Patrick de Visscher, ou então aguardar que a Lili.com volte ao ar com as devidas explicações. Só aí resolveremos o enigma.

Vamos torcer também para que ninguém tenha sido concretamente prejudicado pela exposição de seus dados pessoais pelo site Lili.com. Mas também, se algo assim aconteceu, agora é moleza abrir um processo contra os responsáveis, pois está tudo mastigado e o www.telelistas.com.br (ressalva) ensina direitinho onde encontrar o Patrick, que certamente terá muito a contar, caso interpelado judicialmente. Da mesma forma, o próprio Google tem muito a dizer sobre estes dois misteriosos personagens: belga1 e belga2.

Num outro cenário, nosso Ministério Público poderá querer levantar quem foi que indevidamente forneceu os cadastros das telefônicas a terceiros, desrepeitando a privacidade dos assinantes. Quem sabe?

Cada engenheiro da Google é incentivado a dedicar 20% de seu tempo de expediente, ou seja, um dia por semana, a projetos de interesse seu. Alguns dos novos serviços do Google, como Gmail, Google News, Orkut e AdSense surgiram exatamente assim. Numa palestra na Universidade de Stanford, Marissa Mayer, vice-presidente da Google para produtos de busca e experiência do usuário, declarou que metade dos lançamentos de serviços da empresa provém destes 20% de tempo.

Pode ser que a Lili.com tenha sido aproveitada em um destes projetos independentes da Google. Ou então, talvez a empresa tenha comprado ou entrado num acordo com a empresa Telio.be e o P.A.L. esteja elucubrando um novo produto ou uma nova ferramenta interna da companhia, algo talvez envolvendo análise do comportamento dos usuários. Talvez tenha ele encontrado boiando no rio Zenne (o mesmo rio Sena que banha Paris) um pacote de CDs contendo os cadastros abertos de todas as telefônicas brasileiras, aproveitou estas informações para construir meio às pressas uma aplicação web e resolveu pô-la no ar usando domínios que compartilhava com seu amigo Patrick aqui no Brasil.

A essa altura, não sei se o site já voltou ao ar ou não. Se não voltou até agora, então a coisa ficou séria. O site pode ter caído pelo excesso de gente acessando, ou houve alguma reclamação mais séria e eles foram forçados a fechar, sei lá. Quem sabe alguém abriu um processo ou eles ficaram com medo que isso acontecesse? Ou será que o Brasil está servindo de cobaia para alguma experiência da Google?

A única coisa feia nisso tudo foi. como já disse, a falta de zelo pela privacidade das informações das pessoas afetadas. Irresponsabilidade total.

- c.a.t.
 
http://catalisando.com


Sobre o conceito de privacidade nos países do Primeiro Mundo, Husdon Fernandes, veterano dos tempos dos BBS residindo atualmente na Suécia, informa que lá basta saber o nome da pessoa e em poucos segundos descobre-se via web o salário, o endereço, o número de identidade, o estado civil, e muitas outras informações ditas sigilosas, incluindo se a pessoa está ou não na lista negra de devedores. Quanto ao endereço, alguns sites mostram até as fotos do prédio e imagens das redondezas, tudo de graça. Segundo Husdon, esta abertura total de informações causou comoção inicialmente, mas acabou virando coisa comum.

O site http://www.ratsit.se exige cadastramento, sendo que o usuário não pagante tem direito a 100 pontos semanais, não cumulativos. O valor de cada consulta é de 10 pontos. É possível procurar por nome, todos que moram numa rua, num "CEP", etc. A consulta gratuita não mostra o numero da carteira de identidade e informações pessoais, tais como estado civil.

Já o http://www.hitta.se é um site tipo lista telefônica, mas na maioria dos casos apresenta foto da porta do prédio ou casa onde a pessoa mora bem como das construções em volta.


[2007-09-05] Ressalva: O site www.telelistas.com.br, que equivale a www.telelistas.net, nada tem a ver com a tramóia da lili.com. Mencionei-o apenas como recurso para encontrar os dados pessoas do Sr. Patrick de Visscher, que podem lá ser facilmente obtidos. Aliás, posso dizer que sou usuário habitual do site www.telelistas.com.br, que considero sério, honesto, bem feito e utilíssimo.


[2007-09-05] Atualização: Sobre a velha arapuca lili.com, após algum tempo de sumiço (para "manutenção preventiva" :^), o site voltou em plena carga: www.lili.com.

Vamos a mais um pouco de pesquisa usando apenas dados que podem ser obtidos por qualquer um que tenha acesso à internet.

Existe um um site que parece ser irmãozinho do Lili.com, é o www.fonelista.com.br, a julgar pela notável semelhança estrutural e funcional. Só que desta vez, talvez tendo aprendido a ser menos amadorístico e a deixar menos pistas óbvias, o site não deixa à solta indícios claros de qualquer relação direta com Pierres ou Patricks. 

Em tempo, o fonelista.com.br já andou incomodando alguns colegas blogueiros: Charles Pilger (alternativa) e Bernabauer (alternativa). Em alguns newsgroups também já houve menções. Aliás, em maio de 2007, alguns jovens ficaram chocados ao encontrar seus próprios telefones e muitos outros no site. Eis seus comentários.

Bem, é claro que no lili.com sumiram as pistas que levavam ao Pierre. Com sua nova cara, eis o lili.com

Registrant:
Media Phone
129 Plaza West Suite 412
Dallas TX 75208
US
(409) 755-4893
Domain Name: LILI.COM
Administrative Contact:
Simons Marc [email protected]
129 Plaza West Suite 412
Dallas TX 75208
US
(409) 755-4893
Technical Contact:
Simons Marc [email protected]
129 Plaza West Suite 412
Dallas TX 75208
US
(409) 755-4893
Record last updated 04-09-2007 03: 44: 54 AM
Record expires on 10-13-2008
Record created on 07-11-1998
Domain servers in listed order:
NS1.NAMESERVERSERVICE.COM
NS2.NAMESERVERSERVICE.COM

Sobre este Simons Marc, que agora é o suposto detentor do site, tem material demais sobre este nome na web e nos newsgroups. Ou seja, difícil pescar algo sobre o sujeito, se é que ele existe mesmo.

Mas se imaginarmos que o prenome está invertido com o sobrenome, então temos um Marc Simons no Texas (TX), que pode ser ele ou não. Trata-se de Marc Ryining Simons, nascido em 7 de dezembro de 1969 (tem 38 anos em 2007), cabelos castanhos, olhos verdes. Foi uma criança adotada. Os dados são do site Adoption.com.

Buscando um pouco mais, surgiu um outro Marc Simons, que não sei se é o mesmo do Texas. Este outro vive e se formou adivinha onde... na Bélgica. Trabalha desde janeiro de 2007 como Account Manager na Siemens Enterprise Communications, uma empresa da indústria de TI e serviços. Formou-se na Universidade de Antuérpia, onde estudou de 1985 a 1991. Dados obtidos na página dele no LinkedIn.

Na Bélgica, existe um outro Marc Simons. Ele é gerente de engenharia na Daftrucks, indústria automotiva, formado pela Hogeschool, também em Antuérpia. Dados obtidos da página dele no LinkdIn.

Mas deixemos esse camarada de lado, pois esse rumo parece levar a nada.

Quanto ao velho www.lili.com.br, (será que os donos esqueceram de mudar?) continua com o Patrick nas paradas:

domínio: lili.com.br
entidade: Olimpia Decorações Ltda
documento: 000.782.270/0001-00
responsável: Patrick de Visscher
endereço: R. Santa Justina, 514,
endereço: 04545-042 - São Paulo - SP
país: BR
telefone: (011) 866-0383 []
ID entidade: BNL4
ID admin: PAV22
ID técnico: PAV22
ID cobrança: PAV23
servidor DNS: ns1.dreamhost.com
status DNS: 04/09/2007 AA
último AA: 04/09/2007
servidor DNS: ns2.dreamhost.com
status DNS: 04/09/2007 AA
último AA: 04/09/2007
criado: 08/07/1999 #176190
expiração: 08/07/2008
alterado: 02/07/2007
status: publicado
ID: BNL4
nome: Braslink - Administração de domínios
e-mail: [email protected]
criado: 20/04/1999
alterado: 23/03/2004
ID: PAV22
nome: Patrick de Visscher
e-mail: [email protected]
criado: 01/07/1999
alterado: 08/11/2004
ID: PAV23
nome: Patrick de Visscher
e-mail: [email protected]
criado: 08/07/1999
alterado: 08/07/1999

Só que o site, veja você, aponta direto para o Google.

E o curiosamente semelhante fonelista.com.br aqui está:

domínio: fonelista.com.br
entidade: Classinet Publicidade Ltda
documento: 004.335.612/0001-96
responsável: Moacir Pereira
endereço: Rua hayel Bon Faker, 2435,
endereço: 79810-050 - Dourados - MS
país: BR
telefone: (67) 34115600 []
ID entidade: CPL177
ID admin: CPL177
ID técnico: MOP80
ID cobrança: CPL177
servidor DNS: www.fonelista.com.br 201.24.32.66
status DNS: 31/08/2007 AA
último AA: 31/08/2007
servidor DNS: ns1.twisted4life.com
status DNS: 31/08/2007 AA
último AA: 31/08/2007
criado: 03/07/2003 #1268774
expiração: 03/07/2008
alterado: 07/08/2007
status: publicado
ID: CPL177
nome: Classinet Publicidade Ltda.
e-mail: [email protected]
criado: 18/04/2001
alterado: 22/03/2007
ID: MOP80
nome: Moacir Pereira
e-mail: [email protected]
criado: 01/08/2003
alterado: 30/07/2007

Há também o ponto-com puro, sem br: www.fonelista.com, também de Dourados, Mato Grosso do Sul:

Registrant:
Moacir Pereira
Rua Hayel Bon Faker, 2429
Dourados, MS 79810-050
BR
Domain name: FONELISTA.COM
Administrative Contact:
Pereira, Moacir [email protected]
Rua Hayel Bon Faker, 2429
Dourados, MS 79810-050
BR
0674115609
Technical Contact:
BRASNIC.COM, contacte-nos em [email protected]
WWW.BRASNIC.COM
Miami, Fl 33176
US
+1.3052793232 Fax: +1.3052793132
Registration Service Provider:
BRASNIC.COM, [email protected]
305-279-3232
305-279-3132 (fax)
http://www.brasnic.com
Please contact us for domain login/passwords, DNS/Nameserver changes,
and general domain support questions. Favor nos contactar para login,
senhas, troca de servidores DNS e duvidas em geral.
Registrar of Record: TUCOWS, INC.
Record last updated on 30-May-2007.
Record expires on 28-Jul-2009.
Record created on 28-Jul-2004.
Domain servers in listed order:
NS1.BRASLINK.COM.BR
NS2.BRASLINK.NET
NS1.BRASLINK.COM

Existe também a versão no plural. Afinal, não se pode deixar moleza, é ou não é? www.fonelistas.com.br

domínio: fonelistas.com.br
entidade: Classinet publicidade ltda
documento: 026.838.821/0001-95
responsável: Moacir Pereira
endereço: Av Hayel Bon Faker, 2429,
endereço: 79810-050 - Dourados - MS
país: BR
telefone: (67) 34115600 []
ID entidade: CPL177
ID admin: CPL177
ID técnico: MOP80
ID cobrança: CPL177
servidor DNS: ns1.host-care.com
status DNS: 03/09/2007 AA
último AA: 03/09/2007
servidor DNS: ns2.host-care.com
status DNS: 03/09/2007 AA
último AA: 03/09/2007
criado: 09/06/2007 #3652613
expiração: 09/06/2008
alterado: 26/06/2007
status: publicado
ID: CPL177
nome: Classinet Publicidade Ltda.
e-mail: [email protected]
criado: 18/04/2001
alterado: 22/03/2007
ID: MOP80
nome: Moacir Pereira
e-mail: [email protected]
criado: 01/08/2003
alterado: 30/07/2007

Vamos ver os domínios mencionados? Em primeiro lugar, lá no www.fonelista.com.br, o email citado é do site www.moper.com.br, criado em 2003 (histórico aqui) por uma empresa de materiais de construção, ou seja, tudo a ver com listas telefônicas...

domínio: moper.com.br
entidade: Moper Materiais de Construcao Ltda
documento: 003.686.434/0001-85
responsável: Moacir Pereira
endereço: R Hayel Bon Faker, 2425, Cx Postal
endereço: 79810-050 - Dourados - MS
país: BR
telefone: (67) 34115622 []
ID entidade: MOP80
ID admin: MOP80
ID técnico: CPL177
ID cobrança: CPL177
servidor DNS: ns23.host-care.com
status DNS: 01/09/2007 AA
último AA: 01/09/2007
servidor DNS: ns24.host-care.com
status DNS: 01/09/2007 AA
último AA: 01/09/2007
criado: 08/09/2000 #424113
expiração: 08/09/2007
alterado: 27/10/2006
status: publicado
ID: CPL177
nome: Classinet Publicidade Ltda.
e-mail: [email protected]
criado: 18/04/2001
alterado: 22/03/2007
ID: MOP80
nome: Moacir Pereira
e-mail: [email protected]
criado: 01/08/2003
alterado: 30/07/2007

Ainda sobre a Moper, alguns dados adicionais aqui:

MOPER HOME CENTER – R. Hayel Bon Faker, 2379 / F: 422-5225 9971-1202
Moacir Pereira / Marlete Pereira (Centro)
E-MAIL: [email protected]
CNPJ: 28.838.821/0001-95

Dado adicional, e provavelmente irrelevante, é que este mesmo Sr. Moacir Pereira é conselheiro da ACOMAC de Dourados (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção), pertencendo à diretoria na gestão 2005/ 2007. A entidade situa-se à Av. Hayel Bon Facker, 1410 - B 1ª Andar - Jd. Água Boa - CEP 79811-100 Dourados - MS; email: [email protected]; Fone: (67) 423-5249 / Fax: (67) 423-5249. O filho dele é comprador de produtos chineses.

E depois, Classinet Publicidade. Vamos tentar o site óbvio? Ok, www.classinet.com.br:

domínio: classinet.com.br
entidade: Classinet publicidade ltda
documento: 026.838.821/0001-95
responsável: Moacir Pereira
endereço: Av Hayel Bon Faker, 2429,
endereço: 79810-050 - Dourados - MS
país: BR
telefone: (67) 34115600 []
ID entidade: CPL177
ID admin: CPL177
ID técnico: MOP80
ID cobrança: CPL177
servidor DNS: ns23.host-care.com
status DNS: 05/09/2007 AA
último AA: 05/09/2007
servidor DNS: ns24.host-care.com
status DNS: 05/09/2007 AA
último AA: 05/09/2007
criado: 07/03/2001 #529336
expiração: 07/03/2008
alterado: 29/05/2007
status: publicado
ID: CPL177
nome: Classinet Publicidade Ltda.
e-mail: [email protected]
criado: 18/04/2001
alterado: 22/03/2007
ID: MOP80
nome: Moacir Pereira
e-mail: [email protected]
criado: 01/08/2003
alterado: 30/07/2007

O vínculo entre Moper e Classinet já está mais do que óbvio, por nomes e endereços. Ainda mais com esta constatação do repositório histórico da web, em 2001.

Bem, neste ponto eu já estava ficando orgulhoso pelo bom trabalho dos espertinhos, no sentido de apagar rastros e quaisquer relações do fonelista com Pierre e Patrick, os belgas brilhantes. Mas, de repente, resolvi tentar o site no plural e sem o ponto-br, ou seja, simplesmente www.fonelistas.com. E aí... oh, decepção. Deram mole.

Como se sabe, para encontrar um domínio ponto-com puro, o negócio é ir ao www.whois.net. Caso ele mesmo não encontre o domínio, informará qual servidor regional de whois tem o domínio cadastrado. Ou seja, ele indica em qual país o tal domínio está registrado. Vamos tentar?

O amável www.whois.net, procurando por www.fonelistas.com, revela que o site está registrado em...

WHOIS information for: fonelistas.com:

[whois.belgiumdomains.com]

Epa! Begium Domains!!?! Bélgica??! Ora, ora, que pisada na bola, hein rapaziada? Aí está, portanto, o vínculo indireto entre o fonelista.com.br e o velho lili.com.

Só para constar, eis o que aparece no whois.belgiumdomains.com sobre o www.fonelistas.com:

Registrant:
Marketing Total S.A. (FONELISTAS-COM-DOM)
P.O. Box 556
Main Street
Charlestown, West Indies
KN
+852.30106405
+852.30106405
[email protected]
Domain Name: FONELISTAS.COM
Status: PROTECTED
Administrative Contact:
Marketing Total S.A. [email protected]
P.O. Box 556
Main Street
Charlestown, West Indies
KN
+852.30106405
Fax- +852.30106405
Technical Contact, Zone Contact:
Marketing Total S.A. [email protected]
P.O. Box 556
Main Street
Charlestown, West Indies
KN

+852.30106405
Fax- +852.30106405
Record last updated on 04-Sep-2007.
Record expires on 04-Sep-2008.
Record created on 04-Sep-2007.
Domain servers in listed order:
Name Server: NS-1.PARKINGWAY.NET
Name Server: NS-2.PARKINGWAY.NET
Name Server: NS-3.PARKINGWAY.NET

Procurando pelo famigerado www.marketingtotalsa.com, vê-se que é um domínio que também está registrado na Bélgica, segundo o www.whois.net, que aponta para o whois.belgiumdomains.com. Teve sua primeira aparição registrada no histórico geral de sites em 6 de novembro de 2006.

E agora, vamos brincar um pouco de Geografia?

Tá vendo ali em cima "Charlestown, West Indies, KN"? Sabe o que é isso? KN é "Saint Kitts and Nevis", um pedaço da antiga Federação das Índias Ocidentais (West Indies Federation), que foi uma associação criada a 3 de janeiro de 1958, em que se agrupavam as possessões britânicas no Caribe. Era integrada pelos atuais estados de Antigua e Barbuda, Barbados, Dominica, Jamaica, Montserrat, Trinidad-Tobago, São Cristóvão e Nevis (em inglês, Saint Kitts and Nevis, duas ilhas caribenhas), Santa Lucia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Cayman, e Ilhas Turks e Caicos. Deixou de existir em 31 de Maio de 1962 com a independência ou separação dos maiores dois estados da federação: Jamaica e Trinidad-Tobago.

Charlestown é a principal cidade da Paróquia de Saint Paul Charlestown, além de capital de Nevis, uma linda ilhota vulcânica cujo nome é derivado de "Nuestra Señora de Las Nieves", mas nada disso importa. O que importa é o seguinte: a ilha é um paraíso fiscal.

Vamos à Wikipédia? Segundo ela, paraísos fiscais são estados ou regiões autônomas onde a lei facilita a aplicação de capitais de origem desconhecida, protegendo a identidade dos proprietários desse dinheiro, ao garantirem o sigilo bancário absoluto. São territórios marcados por grandes facilidades na atribuição de licenças para a abertura de empresas, além de os impostos serem baixos ou inexistentes. São geralmente avessos à aplicação das normas de direito internacional que tentam controlar o fenômeno da lavagem de dinheiro. Freqüentemente, autoridades de diversos países se deparam com contas "fantasmas", para onde são canalizados os recursos oriundos de diversos meios ilícitos, como corrupção político-administrativa e tráfico de drogas.

Ok, pode ser apenas coincidência. Não pode? Lili.com / belgas / fonelistas.com.br / fonelistas.com / Bélgica...

SEQÜESTRANDO DOMÍNIOS

Voltando à Marketing Total S.A.(mais detalhes), parece que ela andou metida em encrencas. Usando de má fé, apoderou-se legalmente de um nome de domínio internet (westpharma.net) de uma empresa farmacêutica, a West Pharmaceuticals Services Inc., aproveitando-se de um nome similar. Coisa de gente mau-cárater mesmo. Por sorte, nesse caso, a Justiça prevaleceu e a empresa escusa se ferrou. Em 30 de julho de 2007, o National Arbitration Forum proferiu sua decisão judicial em favor da farmecêutica lesada, e contrária à Marketing Total S.A., que parece viver de arrebatar domínios recém-expirados para depois tentar vendê-los a peso de ouro para seus legítimos donos.

Só em 2007, esta empresa xexelenta já aplicou vários golpes semelhantes e levou ferro em quase todos os processos, a saber:

  • Sico Inc. contra Marketing Total S.A., FA 949597 (Nat. Arb. Forum, 15 de maio de 2007);

  • SR Holdings, Inc. contra Marketing Total S.A., FA 915273 (Nat. Arb. Forum, 15 de março de 2007) [roubou 2 domínios];

  • Hershey Entm’t & Resorts Co. contra Marketing Total S.A., FA 888088 (Nat. Arb. Forum, 20 de fevereiro de 2007);

  • Spangler Candy Co. contra Marketing Total S.A., FA 998098 (Nat. Arb. Forum, 23 de julho de 2007);

  • Diners Club International Ltd. contra Marketing Total S.A., FA 994144 (Nat. Arb. Forum, 9 de julho de 2007);

  • Menard, Inc. contra Marketing Total S.A., FA 982191 (Nat. Arb. Forum, 18 de junho de 2007)

  • Wal-Mart Stores Inc., contra Marketing Total S.A., WIPO D2007-0419 (WIPO Arb. Med. Center, 8 de maio de 2007) [roubou 2]

  • Educational Testing Service (ETS) contra Marketing Total S.A. WIPO D2007-0450 (WIPO Arb. Med. Center, 1 de junho de 2007) [roubou 3]

  • Debevoise & Plimpton LLP. contra Marketing Total S.A. WIPO D2007-0451 (WIPO Arb. Med. Center, 22 de maio de 2007)

  • Credit Industriel et Commercial (CIC) e Confederation Nationale du Credit Mutuel contra Marketing Total S.A. WIPO D2007-0451 (WIPO Arb. Med. Center May. 22, 2007) WIPO D2007-0753 (WIPO Arb. Med. Center, 25 de julho de 2007) [roubou 2 domínios]

  • e lista é longa...

Infelizmente, uma outra vítima da vilã, o Sr. Ben Bridgeman, gerente-geral do Hotel Bailbrook House, na Inglaterra, que lutava para reaver seu domínio "bailbrookhouse.com", não conseguiu provas suficientes e perdeu a ação, em 6 de junho de 2007. Agora, imagine você agora quantos outros domínios a M.T.S.A. terá seqüestrado e conseguido sucesso em sua maracutaia, tendo recebido polpudos resgates para entregar os domínios de volta aos donos...

A Marketing Total S.A. continua empenhada em sua missão de apossar-se de domínios, pois tem no momento vários deles sob sua égide, tipicamente tentando se aproveitar de nomes mais ou menos famosos:

Recapitulando então, www.fonelistas.com foi registrada num servidor whois na Bélgica, por uma outra empresa, a Marketing Total S.A., que tem endereço num paraíso fiscal no Caribe e é notória aproveitadora de domínios internet expirados.

Vamos agora rememorar algumas informações sobre o site belga www.lili.be (cujo criador apareceu no programa de TV falando sobre sites de classificados, lembra?)

Usando a ferramenta http://whois.domaintools.com/lili.be temos os seguintes dados:

DMOZ Description: Permet de consulter et de déposer gratuitement des annonces classées par thèmes et par mots-clés. Possibilité de recherche par région et par ville.

DMOZ Category: Petites_annonces

Traduzindo do francês, trata-se de um site que permite consultar e postar gratuitamente anúncios classificados por tema ou por palavra-chave, Está classificado na categoria de "pequenos anúncios".

Analisando o arquivo histórico do classinet.com.br, que fica aqui e começa em 5 de abril de 2001, nota-se que o site sempre se dedicou a consultar e postar gratuitamente (ou a baixo custo) anúncios classificados por tema ou por palavra-chave, possibilitando também buscar por região ou por cidade. Numa rápida amostragem, vê-se que eram 9.438 anúncios em 27 de janeiro de 2003 e 14.010 anúncios em 15 de maio de 2007. Aliás, a seção "Acompanhantes" de 16 de fevereiro de 2003 estava bombando, com 117 anúncios de todo tipo que se possa imaginar - homens e mulheres, heteros e homos, agito geral. Atualmente, o site se encontra fora do ar, ostentando a mensagem:

"Estamos trabalhando na nova versão do sistema. Voltaremos em breve... 25/08/2007"

Antes do site oficial do Classinet, ele (ou um homônimo) aparentemente andou fazendo tentativas na área de classificados usando a página grátis do Geocities. O nome do site era "ClassiNet 2000 - Anúncios classificados gratuitos" e sua sede era em Florianópolis, Santa Catarina. Os anúncios, que ainda estão no ar, eram datados a partir de 1999.

Assim, quanto à semelhança funcional entre os sites www.lili.be e classinet.com.br, ela é mais do que óbvia.

Mas, é claro, tudo isso relatado acima pode ser apenas um mero conjunto de incríveis coincidências e é nisso que acredito, sinceramente.


Esta página: http://catalisando.com/infoetc/lilipontocom.htm